Usereserva.com + Eat Verdin / Tadu Arquitetura

Usereserva.com + Eat Verdin / Tadu Arquitetura - Imagem 2 de 26Usereserva.com + Eat Verdin / Tadu Arquitetura - Imagem 3 de 26Usereserva.com + Eat Verdin / Tadu Arquitetura - Imagem 4 de 26Usereserva.com + Eat Verdin / Tadu Arquitetura - Imagem 5 de 26Usereserva.com + Eat Verdin / Tadu Arquitetura - Mais Imagens+ 21

São Conrado, Brasil
  • Arquitetos: Tadu Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  170
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Andre Nazareth
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Mono Design, Parquet Nobre
Usereserva.com + Eat Verdin / Tadu Arquitetura - Imagem 6 de 26
© Andre Nazareth

Descrição enviada pela equipe de projeto. Primeira loja da marca Reserva a utilizar apenas vendas online. Alinhados às novas tendências de consumo, a proposta desde o início foi trazer outros usos para o espaço: gastronomia, café, barbearia, estar, jogos... “Ponto de venda, não! Ponto de encontro.” Tendo isso em vista, a ideia era criar um espaço acolhedor, com toque que remetesse à casa. Todas as decisões estéticas deveriam estar alinhadas com o espirito da marca - descontraída e jovem.

Usereserva.com + Eat Verdin / Tadu Arquitetura - Imagem 9 de 26
© Andre Nazareth

Acreditamos no uso consciente dos recursos empregados na transformação dos espaços. O processo se inicia com a investigação das possibilidades de reaproveitamento da estrutura existente. O mundo mudou, e a forma de projetar precisa estar de acordo com estas novas diretrizes, sobretudo quando o próprio conceito da loja traduz as mudanças no consumo e estilo de vida de seus clientes. Aproveitar o que já existe e adotar materiais de baixo impacto ambiental são alguns dos pilares que norteiam nosso trabalho, e podem ser vistos no projeto desta loja.

Usereserva.com + Eat Verdin / Tadu Arquitetura - Imagem 2 de 26
© Andre Nazareth

A loja foi setorizada tendo, de um lado, o espaço para balcão e mesas do Eat Verdin - restaurante contemporâneo que prioriza o consumo de produtos locais e orgânicos - e do outro, o espaço para a exposição dos produtos da Reserva, setor predominante da loja. O balcão caixa se localiza ao fundo, e os provadores, atrás. A Barbearia do Zé, junto ao lounge e mesa de pinball, se situam também no fundo da loja, numa área mais reservada.

Tapetes dão aconchego ao espaço, junto com diferentes tipos de bancos, sofás e cadeiras. Azulejo branco 15x15, estruturas de metalon para as araras, painéis perfurados de pinus para exposição dos produtos, piso de madeira de refugo em diferentes tons, neons, stencils, telha metálica ao fundo e estrutura aparente dão o mood do ambiente.

Usereserva.com + Eat Verdin / Tadu Arquitetura - Imagem 25 de 26
Corte / Reserva

O piso é uma composição de diferentes madeiras de refugo (descarte da empresa Parquet Nobre), evitando o desperdício destas sobras. O efeito dos diferentes tipos e cores contribuiu de maneira importante para dar personalidade ao piso. Pensando no conceito diferente que a marca se propõe a trazer para o varejo carioca com a loja online, entendemos que os mobiliários também poderiam se associar a isso. Através de uma parceria com a Mono Design, desenhamos alguns “mobiliários open-source”, disponíveis para download em qualquer lugar do mundo para ser cortado a laser. Priorizamos materiais pré-fabricados, como as telhas metálicas, que foram repensadas e colocadas em painéis verticais no fundo da loja; cores claras foram escolhidas para refletir a luz; vasinhos de plantas de jovens designers deram um charme a alguns cantinhos da loja; aproveitamos a estrutura original do espaço, dando apenas uma nova pintura a algumas paredes; materiais de baixo custo trazem simplicidade, clareza e reafirmam a preocupação com a sustentabilidade, também observada no uso de lâmpadas de LED. O resultado é um ambiente aconchegante, diverso, criativo, que enfatiza as diferentes experiências que o consumidor participa.

Usereserva.com + Eat Verdin / Tadu Arquitetura - Imagem 16 de 26
© Andre Nazareth

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Estr. da Gávea, 899 - São Conrado, Rio de Janeiro - RJ, 22610-001, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Usereserva.com + Eat Verdin / Tadu Arquitetura" [Usereserva.com + Eat Verdin / Tadu Arquitetura] 30 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886053/usereservom-plus-eat-verdin-tavares-duayer-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.